quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Steven Spielberg doa US$ 100 mil para luta em favor do casamento gay

Steven Spielberg e sua esposa doaram na segunda-feira, dia 22 de setembro, US$ 100 mil para a campanha contra a Proposição 8, iniciativa que pretende reestabelecer a proibição dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Califórnia. O diretor de cinema e sua mulher, Kate Capshaw, destinaram sua contribuição ao grupo Californianos Contra a Eliminação dos Direitos Básicos.

De acordo com a agência de notícias Efe, o casal afirma em um comunicado que é contrário à proposta porque ela vai "eliminar o direito de todos e de cada um dos cidadãos de nosso Estado a se casar, sem que importe sua orientação sexual". Para Spielberg e Capshaw, "essa discriminação não tem lugar na Constituição da Califórnia, nem em nenhuma outra".

A doação soma-se à que foi feita pelo ator Brad Pitt na semana passada e da atriz Fran Drescher no início de setembro. Para Bruce Cohen, envolvido na campanha em favor do casamento gay, "é fenomenal que Kate e Steven declarem o firme compromisso pela igualdade de maneira tão significativa".

Em maio deste ano, a Suprema Corte da Califórnia declarou que a proibição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo é contrária à Constituição do Estado. Desde então, o matrimônio é realizado livremente pela população local. Pela Proposição 8, porém, o casamento se limitaria a um homem com uma mulher. A proposta será votada em forma de consulta popular durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos, que acontecerá em 4 de novembro.

Nenhum comentário: